Os Prós e Contras dos Simulados Online

Os simulados, quando bem elaborados, são uma ferramenta de grande importância no auxílio e na potencialização do aprendizado dos alunos. São eles que possibilitam que os estudantes conheçam o nível de dificuldade aplicado nas provas e contribuem para um melhor direcionamento nos estudos.

Em tempos em que a tecnologia se faz presente na rotina da maioria das pessoas, principalmente das mais jovens, os simulados online acabam se tornando um aliado e uma excelente opção de treino para o vestibular a ser oferecida.
No post de hoje vamos falar sobre os prós e os contras da utilização do simulado online na escola. Confira!

Como funciona um simulado online

Eles são realizados pela internet, no dispositivo de escolha do aluno ou da escola (pode ser um computador, tablet e até celular) e, em sua maioria, tem um limite de tempo para serem realizados, da mesma forma como uma prova física. Os simulados online devem ser utilizados como um complemento às avaliações da escola, permitindo a aplicação de avaliações mais frequentes aos alunos do Ensino Médio. Há plataformas de simulados online que oferecem ao aluno a possibilidade de acessar as correções e analisar seu desempenho logo após a finalização de uma prova, além de dar a ele uma noção de como seria o desempenho em provas oficiais, como o ENEM.
Veja uma lista de Prós e Contras da adoção desse tipo de solução para entender se essa é uma necessidade da sua escola:

PRÓS

Oferecer simulados online na escola permite obter algumas vantagens, como por exemplo:
  • Agilidade e facilidade na correção das provas: como o conteúdo é inteiramente online, o professor não necessita de uma grande quantidade de tempo para corrigir as provas uma a uma. De acordo com um estudo realizado pela companhia de tecnologias linguísticas ABBYY todos os professores do Brasil gastam por ano cerca de 894 mil horas somente com correção de provas, o que equivale a uma média de 4 dias por ano – por professor – dedicados somente à correção. Com a utilização dos simulados online, os professores reduzem consideravelmente esse tempo e podem utilizá-lo dedicando-se a outras tarefas.
  • Redução nos custos com impressão: com a diminuição dos gastos com impressão, a escola pode aplicar simulados com mais frequência, intensificando o treinamento dos alunos.
  • Rapidez na organização e análise dos resultados: com a correção feita automaticamente, é possível obter dados estatísticos com mais facilidade e isso permite que a escola analise os resultados dos alunos e das turmas e aplique ações corretivas com rapidez.
  • Utilização fora da escola: os simulados online podem ser aplicados na escola assim como os simulados impressos, mas é importante que eles não se restrinjam a esse ambiente. Levar o estudo para fora da sala de aula sempre foi o maior desafio da escola e fazer com o que os alunos possam praticar questões de vestibular e ENEM em casa ou em qualquer outro local é uma importante chance de envolver o aluno ainda mais nessa preparação.
  • Redução do esforço: a utilização de plataformas online para a aplicação de simulados facilita muito o trabalho de elaboração das provas, já que permite a criação de um banco de questões permanente e acessível, simplificando o esforço de organização e seleção dos itens.
Além disso, ao oferecer os simulados online como opção de estudo, a escola oferece também um diferencial que é acrescentado na sua metodologia de ensino, além de ajudar a motivar os alunos oferecendo um ambiente onde eles já possuem familiaridade: a internet.

CONTRAS

  • Conexão de internet: As ferramentas que oferecem simulados digitais são 100% online, é necessário que a escola possua uma conexão ativa com a internet para que as provas sejam realizadas e para que os resultados sejam analisados.
  • Tecnologia da Informação: Caso a escola deseje uma plataforma exclusiva para ser utilizada apenas internamente, é necessário um grande investimento na área de tecnologia para o desenvolvimento do software, além do esforço constante de atualização da plataforma.
  • Conscientização dos Alunos: É necessário conscientizar os alunos com relação ao foco e comprometimento para realizar as tarefas, uma vez que o momento para a realização dos simulados deve ser totalmente dedicado a essa tarefa. É importante frisar que, enquanto a prova estiver sendo feita, não é adequado que os alunos interrompam sua realização para acessar outras páginas na internet, por exemplo.

CONCLUSÃO

É necessário avaliar a realidade da sua escola para entender o peso do esforço necessário para a aplicação dessa tecnologia em seu ambiente escolar VS o peso dos benefícios possíveis na preparação e no desempenho dos alunos. Ao entender os pontos positivos e negativos dessa ferramenta, você conseguirá fazer essa análise e entender se ela se encaixa em suas necessidades.
Se sua escola enfrenta dificuldade em aplicar um número maior de simulados ao longo do ano por causa de problemas relacionados a altos custos de impressão, falta de mão de obra disponível para elaboração e correção das provas e baixo engajamento dos alunos, a aplicação de Simulados Online é recomendada.
Em contrapartida, é necessário que a escola faça um trabalho de motivação e conscientização dos alunos para fazer que eles entendam que seu comprometimento e dedicação está diretamente relacionado ao seu desempenho nos simulados e, consequentemente, a sua performance no ENEM e nos vestibulares.
Já pensou em utilizar Simulados Online em sua escola? Acha que esse tipo de ferramenta pode melhorar as práticas pedagógicas e o desempenho dos alunos nos exames? Não deixe de compartilhar conosco suas opiniões e dúvidas.
Para receber nossos novos posts em seu e-mail, assine gratuitamente a nossa newsletter clicando aqui.

 

banner-CTA-Distribuicao

banner-CTA-VideoaulaTRI-jpegmini

 

Comentários

comentários