Distribuição das Notas de Corte do SISU: o Elemento Surpresa

Muitos jovens e adultos sonham em cursar faculdade e, para muitos, esse sonho já é realidade. Iniciativas e programas como o Fies, ProUni, SISU e ENEM estão democratizando o acesso ao ensino superior e abrindo as portas das universidades para os estudantes que saem do Ensino Médio. Mas, embora esses programas sejam populares e amplamente difundidos, sempre há dúvidas e mal-entendidos em torno deles. É o caso das notas de corte do SISU, cuja distribuição e variação ainda confunde boa parte dos candidatos.
Os alunos e as escolas não costumam pesquisar esse aspecto e acabam analisando apenas as notas de corte das universidades que eles conhecem. Com isso, deixam de concorrer — ou direcionar os estudos — ao curso dos seus sonhos, justamente por acharem que não possuem chances de ser aprovados. Infelizmente, o desconhecimento faz com que eles percam a possibilidade de passar em outra universidade na qual tal curso tem a nota de corte menor. Daí a importância de conhecer como funciona a distribuição da nota de corte do SISU. Portanto, continue lendo o nosso artigo e confira as informações de que você precisa sobre o assunto!
O que é nota de corte e como funciona sua distribuição?
A nota de corte nada mais é do que a nota mínima para ficar entre os selecionados para um determinado curso, ou seja, é a nota do último candidato a conquistar uma vaga nesse curso.
Dentro do período de inscrição para o Enem, uma vez por dia, o Sistema de Seleção Unificada calcula a nota de corte simulada para cada curso, baseando-se no número de vagas disponíveis e total de candidatos que se inscreveram naquele curso. A modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência) também é considerada no cálculo nota de corte.
Durante o período de inscrição SISU os alunos podem trocar os cursos e universidades selecionados para simular seu desempenho em diferentes cenários. No último dia de inscrição, o sistema calcula a nota de corte final e os candidatos que tem nota igual ou superior a ela são aprovados na primeira chamada. Se quiser saber mais sobre como funciona o Sistema de Seleção Unificada, acesse esse post.
Existe muita variação nas notas de corte?
Sim! Há variação de notas de corte em um mesmo curso, porém em universidades diferentes. Só para se ter ideia, um candidato pode ter sua vaga garantida no curso de Biologia tendo alcançado a pontuação de 584,4, porém, em outra universidade pública, a nota mínima para ingressar no mesmo curso é  805,3. Tudo vai depender da instituição, do número de vagas disponibilizadas e da quantidade de inscritos naquele curso. Nas universidades com menos procura, a nota de corte tende a ser menor.
Qual a importância de considerar a distribuição e a variação da nota de corte?
Nem sempre a variação das notas de corte é um fator considerado pelos candidatos, no entanto, esse aspecto é de extrema relevância para quem deseja conquistar uma vaga em universidades ou institutos federais o quanto antes. Para quem sonha com uma vaga no curso de Engenharia Civil, por exemplo, a variação pode passar de 200 pontos. Sendo assim, o candidato deve pensar sobre o que é prioridade para ele.
O estudante deve se perguntar se é mais importante entrar em determinada faculdade ou ser aprovado para determinado curso. A escolha é dele, mas o fato é que optar por uma universidade com menor nota de corte aumenta — e muito — as chances de conquistar uma vaga no curso desejado.
Se você é gestor da área de educação ou professor, não deixe de conferir nosso exclusivo Livro Digital Gratuito com a distribuição detalhada das notas de corte de 35 cursos de universidades públicas e institutos federais. Esse material pode ajudar a instruir e direcionar seus alunos a fazerem a melhor escolha na hora de concorrer a uma vaga no SISU. Basta clicar aqui e solicitar o acesso gratuito ao material.
Você já conhecia a variação das notas de corte no SISU? Tem mais dicas para a orientação dos alunos na preparação para o ENEM 2015? Deixe seu comentário!
Até a próxima e continue de olho nas novidades do nosso blog!

banner-CTA-Distribuicao

Comentários

comentários