Competências e Habilidades do ENEM

Confira como as competências e habilidades do ENEM são cobradas nas questões do exame e prepare seus alunos!

O ENEM não é uma prova conteudista, como por exemplo a FUVEST ou a VUNESP. Ele cobra do aluno muito mais a capacidade de interpretação, de raciocínio  e de conexão entre as ideias para resolver problemas do cotidiano do que a demonstração de conhecimentos específicos, por isso é considerado um exame “transdisciplinar”. Dessa forma, por trás de cada questão do exame existe uma competência e uma habilidade sendo avaliada.

São 30 competências e 120 habilidades distribuídas para cada área do conhecimento, mas nem todas são cobradas com a mesma intensidade em todos os exames. Algumas delas são avaliadas com mais frequência em um número maior de questões, sabia? Para cada área do conhecimento existem duas ou três competências que caem com maior frequência ou são mais estratégicas para o estudante conseguir uma boa pontuação.

Para apoiar sua escola na preparação dos alunos, analisamos as competências da matriz e selecionamos aquelas que são cobradas com mais intensidade. Entenda agora, através de exemplos de questões oficiais do exame, como cada uma das competências é cobrada.

Competências e Habilidades do ENEM: Matemática e suas Tecnologias

Na prova de Matemática do ENEM são avaliadas 7 competências e 30 habilidades, mas nem todas com a mesma quantidade de questões ao longo dos anos, como já explicamos. Algumas competências são avaliadas com mais frequência e um número maior de questões. Veja a seguir quais são elas:

Competências de Matemática mais cobradas no ENEM:

  • Competência 3: “Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano”.
    .
  • Competência 5: “Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas”.


A competência 3 trata, basicamente, de saber comparar medidas, capacidade cobrada não apenas em Matemática, mas também nas questões de Ciências da Natureza, que abordam o cálculo de unidade molar na Química, a transformação de unidades na Física ou os conceitos de delta na variação de grandezas, por exemplo. Por isso, ela é tão importante para um bom desempenho no exame. Veja um exemplo de questão da competência 3, do ENEM de 2010: Imagem1

A competência 5 é uma das mais aplicáveis no cotidiano do aluno. Ela trata da capacidade de interpretar problemas e resolvê-los utilizando a linguagem matemática, como por exemplo problemas de oferta e demanda, desafios de otimizar custos, calcular a lucratividade máxima de um negócio, entre outros. Para isso, o aluno precisa entender corretamente o problema (ou seja, interpretação de texto), saber quais equações podem ser aplicadas àquela situação, equacionar matematicamente o problema e resolver para chegar a uma recomendação. Veja um exemplo de questão da competência 5, do ENEM de 2011:

Imagem2

Competências e Habilidades do ENEM: Linguagens e Códigos

Na prova de Linguagens e Códigos do ENEM são avaliadas 9 competências e 30 habilidades, mas algumas possuem maior incidência na história do exame. Veja a seguir quais são as competências que mais caem nas questões dessa área do conhecimento:

Competências de Linguagens e Códigos mais cobradas no ENEM:

  • Competência 2: “Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais”,
    .
  • Competência 5: “Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção”.

A competência 2 é super importante no mundo moderno e globalizado de hoje. Ela é crítica, pois todos os anos o ENEM conta, necessariamente, com cinco questões da prova de Linguagens e Código dedicadas à Língua Estrangeira. Além da quantidade, elas também valem muito, pois são as questões em que os alunos têm um dos piores desempenhos do exame. Clique aqui para saber mais sobre a Prova de Língua Estrangeira do ENEM e confira um exemplo de questão dessa competência, do ENEM de 2010:

comp2

A competência 5 tem tudo a ver com a proposta do ENEM, já que avalia a capacidade do aluno de interpretar textos literários, obras de arte, esculturas, pinturas, músicas, poemas e, principalmente, conectá-los ao período histórico em que foram produzidos e as concepções artísticas envolvidas à sua criação. Um bom exemplo é a música “Cálice” de Chico Buarque, que aparentemente fala sobre um objeto, mas, na verdade faz uma crítica velada à censura que a Ditadura Militar impôs ao Brasil. Veja um exemplo de questão dessa competência, do ENEM de 2010:

Imagem1-1

Competências e Habilidades do ENEM: Ciências da Natureza

Já na prova de Ciências da Natureza são avaliadas 8 competências e 30 habilidades. Essa é a área do ENEM em que é possível identificar mais facilmente a disciplina que está por trás das questões, entre Biologia, Química e Física, sabia? Separamos aqui as mais críticas de cada disciplina:

Competências de Biologia mais cobradas no ENEM:

  • Competência 3: Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos”,
    .
  • Competência 4:Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.”
    .

A competência 3 exigirá do aluno conhecimentos em ecologia e meio ambiente, dois temas que sempre caem no exame. Veja um exemplo de questão dessa competência, do ENEM de 2001:

Imagem1-2

A competência 4 cobra, basicamente biologia humana, questões relacionadas à saúde dos seres humanos e a sua relação com o meio ambiente. Veja um exemplo de questão dessa competência, do ENEM de 2009:
 Imagem2-1

Competência de Física mais cobrada no ENEM:

  • Competência 6: Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
    .

Já a competência 6 aparece em questões bastante objetivas que envolvem matérias de Física, como mecânica, conceitos de força e equilíbrio, óptica e termodinâmica, entre outros assuntos. Veja um exemplo de questão da competência de Física, do ENEM de 1998:

Imagem1-3

Competência de Química mais cobrada no ENEM:

  • Competência 7:Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
    .

A competência 7 é também mais conteudista e pode abranger diferentes matérias de Química como: reação orgânica, estequiometria, eletroquímica, entre outros assuntos. Veja um exemplo de questão da competência de Química, do ENEM de 2003:

Imagem1-4

Competências e Habilidades do ENEM: Ciências Humanas

Já na prova de Ciências Humanas são avaliadas 6 competências e 30 habilidades e algumas são avaliadas com mais frequência e um número maior de questões. Veja a seguir quais são elas:

Competências de Ciências Humanas mais cobradas no ENEM:

  • Competência 3:Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
  • Competência 6: “Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos”.


A competência 3 está diretamente ligada à disciplina de História e cobra do aluno entender como uma guerra, uma revolução ou um movimento popular é capaz de alterar o curso da história. Por exemplo, a Revolução Francesa, no século XVIII, que marcou a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea ou ainda, no Brasil, as “Diretas Já!“, movimento que reivindicou por eleições presidenciais diretas, após a Ditadura Militar. Veja um exemplo de questão da competência 3, do ENEM de 2009:

Imagem1-5

competência 6 está diretamente ligada à disciplina de Geografia e cobra o entendimento do impacto humano na transformação dos espaços e possíveis danos ambientais, como, por exemplo, o acidente nuclear de Chernobil ou a aplicação de fontes alternativas de energia. Veja um exemplo de questão da competência 6, do ENEM de 2003:

Imagem2-2

Projeto de Preparação do Ensino Médio focado em ENEM e vestibulares

Para ajudar você e sua escola nesse processo, reunimos em um Livro Digital as melhores práticas utilizadas nas escolas que já possuem um Projeto de Preparação Especializado e disponibilizamos para você!

Confira abaixo algumas das dicas para preparar sua escola para o ENEM e os vestibulares contempladas no Livro Digital:

Avalie com frequência e use o sistema T.R.I.

Crie leituras obrigatórias

Prepare os alunos para a Redação com atualidades

Gamifique a preparação

Desenvolva habilidades socioemocionais

Incentive os estudos independentes

Para saber como implementar essas ações na sua escola e conhecer nossas outras sugestões, baixe o nosso Livro Digital “Projeto de Preparação do Ensino Médio focado em ENEM e Vestibulares”:

Projeto de Preparação do Ensino Médio focado em ENEM e vestibulares.

Comentários

comentários