Como orientar seus alunos para o ENEM 2016

Falta menos de um mês para o ENEM 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio), que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, e o papel da escola é bastante importante ao fornecer total apoio aos seus alunos que realizarão a prova, tanto ao longo do ano, como já tratamos nos postsDicas para preparar sua escola para o ENEM e os vestibulareseMotivação para a hora do vestibular: o principal desafio da escola no Ensino Médioquanto nesta reta final, há poucas semanas da realização do exame.

Muitos alunos já vêm se preparando para o exame e alguns, por desespero e ansiedade, acabam não se saindo tão bem quanto poderiam ter se saído. A seguir, iremos apresentar algumas atividades que a escola pode realizar com os estudantes para que eles se sintam mais à vontade com a pressão da prova e tenham um bom desempenho. Confira abaixo!

Crie uma semana especial pré-ENEM 2016

➡ Na semana que antecede o exame, reúna o seu time pedagógico e desenvolva atividades a fim de tranquilizar os seus alunos quanto ao exame.

Esse é o momento para disponibilizar plantões de dúvidas exclusivos para auxiliar os alunos na revisão dos conteúdos. Lembre-se de avisá-los que o ideal não é estudar conteúdos novos e sim revisar o que já foi estudado.

Caso o professor responsável pelo plantão de dúvidas precise de um norte para iniciar as aulas, instrua-o para revisar as matérias que mais caíram nas edições anteriores do ENEM.

➡ Uma forma de ajudar a combater a ansiedade dos alunos durante a prova é realizar exercícios de respiração e relaxamento. Adicione uma aula especial no cronograma  desta semana pré-ENEM que sirva para descontrair os alunos e ensiná-los a relaxar caso fiquem agitados e desconcentrados durante o exame.

Se a escola não tiver verba para contratar um profissional de Yoga, por exemplo, é possível realizar este tipo de atividade com a ajuda do professor de Educação Física.

➡ É mais do que papel da escola estimular a auto-estima e confiança no aluno. Para isso, ministre palestras motivacionais em uma das aulas e peça para todos os professores reforçarem o quanto eles são capazes de realizar uma boa prova. Muitas  vezes, os alunos não possuem motivação da família, então é aconselhável que a escola ajude com esta demanda.

➡ Outra forma de ajudar a motivar os seus alunos é espalhar material de incentivo pela escola, com frases do tipo “Nós acreditamos que você irá arrasar no ENEM!” ou “Confiança é tudo! Desejamos um bom ENEM!”. Lembre-se de utilizar a linguagem adequada nos materiais, pois o estudante deve se identificar com a mensagem que está sendo transmitida.

Caso a escola possua verba, vale pensar em algo que o aluno possa levar para a prova como motivação. Muitas escolas distribuem camisetas para os alunos utilizarem nos dias do Exame, com o logo da mesma e com alguma frase motivacional. Além da camiseta, um adereço com um bom custo-benefício para presenteá-los é um boton, já pensou nisso?

Mais do que o que fora mencionado anteriormente, é necessário que a escola saiba dar as instruções sobre o ENEM 2016 e atenda às dúvidas dos alunos quanto ao Exame. Preparamos uma checklist do que você não deve esquecer de falar para os seus alunos:

Informações ENEM 2016

.

E na sua escola? Quais serão as ações realizadas para auxiliar os seus alunos e tranquilizá-los para o ENEM 2016? Conte pra gente nos comentários! 🙂

.

.

Comentários

comentários