3 Motivos para fazer do SiSU o seu Cartão de Visitas

Pode anotar: o SiSU já é o seu maior aliado na retenção e captação de alunos do Ensino Fundamental e do Médio. Ele é a principal porta de entrada em universidades públicas do país e tem potencial cada vez mais representativo na seleção de pré-universitários. O desempenho das escolas no sistema passou a ser o melhor cartão de visitas para famílias e alunos que estão em busca de uma preparação de sucesso para o vestibular.
Além de representar resultado da escola nas universidades referência do país, o SiSU demonstra o potencial dos seus alunos em outros vestibulares, já que os posiciona em relação a quase 10 milhões de candidatos.
Esses fatores estão fazendo com que o processo de escolha da escola por parte das famílias e dos jovens sofra alterações significativas em relação a alguns anos atrás. A pergunta dos pais na hora de visitar uma escola de Ensino Médio deixa de ser “Quantos alunos da sua escola foram aprovados nos maiores vestibulares do país?” ou “Quantos alunos da sua escola foram aprovados em medicina?” e passa a ser “Quantos alunos da sua escola foram aprovados no SiSU?”.
Essa alteração na maneira de valorar os resultados do sistema educacional brasileiro se deve a extensão da abrangência do sistema formado por ENEM + SiSU. Esse sistema oferta atualmente mais de 205 mil vagas em mais de uma centena de instituições públicas diferentes. Isso explica porque mais de 90% dos concluintes do Ensino Médio realizam a prova do ENEM atualmente.
Sua escola pode aproveitar esse novo panorama para se destacar. Veja uma lista de 3 motivos para fazer do SiSU o seu Cartão de Visitas:

1. Formação de um diferencial escolar

O especialista em Marketing Educacional Ryon Braga diz que a reputação da escola é construída com o tempo e com diversas demonstrações de excelência no ensino. É importante que essas demonstrações sejam fundamentadas em princípios sólidos e duradouros.
Formar um diferencial que é baseado em indicadores nacionais de avaliação educacional é muito importante para consolidar a imagem e a credibilidade da escola. Os resultados do SiSU podem ser usados para para identificar os pontos fortes e os diferenciais da escola frente a concorrência e, ao mesmo tempo, embasa-los.
Para identificar e utilizar esses diferenciais é preciso, primeiro, reunir as informações: Utilize o mapa de desempenho dos seus alunos disponibilizado pelo INEP e faça também suas próprias análises. Selecione os cursos e universidades nas quais seus alunos foram aprovados e utilize indicadores internos e externos para detectar destaques no desempenho dos seus alunos.

2. Retenção de alunos

É muito comum que a escola sofra evasão de alunos no momento de mudança de segmentos de Ensino. Na mudança do Ensino Fundamental 2 para o Ensino Médio, por exemplo, muitos alunos decidem migrar para outras escolas com a intenção de conhecer novos ambientes, fazer novos amigos e sentirem-se mais “maduros”. Isso acontece principalmente com aqueles que estudam há muitos anos na mesma escola.
Uma maneira de evitar esse fenômeno é demonstrar excelência na preparação para boas universidades. A aprovação no Ensino Superior é o maior objetivo de um aluno que está ingressando no Ensino Médio, por isso esse diferencial tem um forte apelo na decisão das famílias e dos próprios alunos.
Além disso, o desenvolvimento de novos projetos para essa fase (como a utilização de novas tecnologias e aplicação de atividades diferenciadas para treinamento para o ENEM e o vestibular) podem suprir a necessidade do aluno de “conhecer o novo”, se tornando um atrativo para os estudantes que já conhecem e confiam na sua escola.
Para evidenciar esses diferenciais, a escola pode:
  1. Disponibilizar palestras sobre a importância do ENEM e do SiSU;
  2. Distribuir cartazes e e-mail marketing sobre o sucesso da escola nestes programas;
  3. Oferecer ferramentas de consultorias e sites especializados em educação para dar boas dicas sobre o exame e complementar os estudos de sala de aula;
  4. Realizar simulados no modelo do ENEM para familiarizar o aluno e deixá-lo mais confiante com relação ao apoio da escola perante a prova.

3. Atração de novas famílias e captação de novos alunos

O destaque em aprovações pelo SiSU não só é um diferencial sólido para se sobressair na comparação entre as concorrentes da cidade, como também pode ser tornar um grande atrativo para novos estudantes e famílias que nem mesmo conhecem a sua escola.
Os bons resultados evidenciam o quanto sua escola está preocupada com o sucesso dos estudantes, com a eficiência de seu modelo educacional e do seu corpo docente. Essas constatações podem se transformar em uma das bandeiras mais fortes da sua escola.
É importante que toda a comunidade escolar esteja ciente do sucesso da escola no SiSU e entenda a importância desse cenário. Essa propagação deve acontecer até mesmo entre as áreas distantes, como a Educação Infantil, por exemplo, pois além de reforçar a excelência em todas as etapas do desenvolvimento do aluno, ela ajuda a formar um grande canal de divulgação. Os professores, pais, alunos e todos os funcionários podem se tornar promotores espontâneos da escola e formar uma grande rede de divulgação eficiente e gratuita.
Também é importante que a escola busque novas formas de divulgação do seu bom desempenho no SiSU, a fim de buscar novos públicos. Há diversas maneiras de baixo custo (ou até gratuitas) para fazer essa divulgação, como: redes sociais, faixas com dados de aprovação na fachada da escola, etc.
Destaque sua escola e faça do SiSU seu maior aliado.
Você já desenvolve projetos para destacar sua escola com base no desempenho no SiSU? Quais são seus planos para a divulgação dos resultados da sua escola na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada?
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